14

A Desvalorização dos Educadores e a reforma na educação

Posted by Rander Ariel. on 17.5.10
As duas frases chave deste texto é :
"Como pode uma sociedade valorizar muito mais quem PUNE do que quem EDUCA?"
" Se começarmos a mudar o foco da educação para reflexão social, haverá um progresso geral"

A base de uma sociedade pensante, progressista e justa é a educação. Nosso sistema de educação hoje em dia é muito falho, sobretudo em como EDUCAR as crianças e os adolescentes. Muitas vezes passamos anos aprendendo o que é um átomo e não passamos nem 10 minutos se quer aprendendo a pensar sobre a sociedade atual, seus problemas ou o planeta social onde estamos inseridos. 
Nossos jovens saem da escola totalmente despreparados e imaturos comportamentalmente. Não sabem o mundo que irá encontrar lá fora. Passamos anos e anos aprendendo o que é uma molécula e não gastamos 1 minutos sobre o comportamento social ou o que está acontecendo em nosso mundo para estimular soluções ou pensamentos críticos sociais. Saímos da escola totalmente engessado ou sem conhecer o teatro social que nos aguarda da vida adulta. 
Toda e qualquer mudança sempre tem o primeiro passo, e através da educação esta caminhada é dada. Se começarmos a mudar o foco da educação para reflexão social, certamente haverá um progresso maior em nosso país. A educação ensina os jovens e crianças a resolverem problemas de matemática, mas não seus problemas existenciais. Ensina-os a enfrentarem as provas escolares, mas não as provas da vida: as rejeições, as angústias, as dificuldades e as adversidades. A escola ensina as regras da língua portuguesa ou inglesa mas não ensina ou induz ao pensamento crítico e ao dialogo. A educação hoje em dia não forma mais críticos sociais ou pensadores. Eles ficam totalmente presos ou envergonhados de exporem ou exercerem a crítica ou seu pensamento. Não é somente as escolas que tem essa obrigação, mas os próprios pais, a TV e a sociedade em geral.

Entretanto, é uma mudança que deve e tem que ter seu início imediato. Hoje a nossa sociedade valoriza muito mais aqueles que tem o poder de JULGAR do que quem trabalha para EDUCAR. Os baixos salários aos educadores são fatores de desmotivação e rejeição de possíveis novos professores. Hoje um professor antes de tudo tem que AMAR a profissão muito para poder exercer, pois, além da desvalorização social que eles sofrem, tem a desvalorização salarial. A profissão de educadores não é menos importante do que nenhuma outra, muito pelo contrário, ela é a base da sociedade. Quase todos nós somos formados SOCIALMENTE através de professores. Porém, o foco da educação deve mudar, ela deve e tem que formar cidadãos e não apenas alunos. 

Ou seja, são dois pontos importantes neste texto :
1º Mudança de foco da Educação para reflexão social;
2º Valorizar os educadores tanto socialmente quanto economicamente.

O Primeiro trata de uma reforma no sistema educacional, com o intuito de formar cidadãos críticos e pensantes para progredir a sociedade e diminuir os problemas sociais, e o segundo é dar o devido valor aos educadores para que haja uma melhora no sistema e possa haver a mudança de foco da educação.

Concluindo 

É um crime educacional os alunos gastarem anos conhecendo o pequeno átomo que jamais verão e o imenso espaço que jamais pisarão e não gastarem minutos conhecendo o planeta psíquico que pulsa dentro deles e o planeta social que pulsa fora.
Eles devem aprender como se forma o pensamento e como se formam os pensadores, como atuar em seu psiquismo e como atuar no teatro social.



" Rander Ariel"

|

14 Comments


concordo com tudo oq voce disse, muito bom seu blog parabens!


concordo em partes
mas gostei^^

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/


Parabens pelo blog!!

concordo com vc!!!


Como pode uma sociedade valorizar muito mais quem PUNE do que quem EDUCA? claro a educaçao eh ruim ai o povo vira meliante, virando meliante presisamos de quem? os juizes para punir os meliantes AUhauHA, tirando a piadinha sem graça de lado é igual meu prof de filosofia dizia eles nao dao valor a educaçao por que querem um brasileiro burro pra votar neles denovo ^^


Nossa muito inteligente suas colocações, fiqueii comvergonha do meu BROG agora rsrsrs


Também concordo, mas em partes.
Muito bom o texto


Concordo! O social realmente não é levado a sério. Faz trinta e poucos anos que a China era bem pior que o nosso país. Investiram pesado em educação. O resultado pode-se ver agora...
http://papiinhas.blogspot.com/


Gostei do seu texto...concordo em tudo que você escreveu. Parabéns pelo blog. Abraço.


cara você falou varias verdades, eu por exemplo sai do colégio sem rumo e entrei na faucldade e depois desisti por não ser o curso que eu realemnte queria, as escolas precisam preparar os alunos para o mercado de trabalho, nã opara fazer cauculos matematicos, fisicos e decorar formulas quimicas.


Eu queria saber pq Educação não dá voto, se todo parece se preocupar com ela...

Se desse, nao estariamos nessa situação.
Como vc colocou, é uma questao cultural. A cultura da punição


realmente um ótimo post
concordo plenamente com tudo o que foi dito e acrescento que estamos num declínio cultural inevitável se continuarmos com esta políticagem, uma hora vai ficar quase impossível para voltarmos a um ponto viável.
:
:
seguirei este blog achei muito bom mesmo
=]
:
http://bonecozumbie.blogspot.com/


É a pura verdade o que você citou no texto. e pareçe que não muda.


Oi Rander, sou professora formada, e doutora em alfabetização e letramento. Lendo seu post, observo uma luta que por anos e anos lutamos.
Não são todos os professores claro, mas uma grande maioria que acredita no mundo que a criança ja traz embutida nela, através do dia a dia, da sociedade e etc.
É preciso investir mais para melhorar a Educação.
Posição constrangedora do Brasil no ranking de Desenvolvimento da Educação evidencia uma questão inevitável: um maior investimento é necessário para melhorar a aprendizagem. O Governo anda investindo, quem está nas escolas públicas pode ver isso, o que difere é forma que se usa todo esse material.
Enfim.. encerro meu discurso rsrs com as palavras de Paulo Freire:
"educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda".


O sistema escolar está ultrapassado... e essa frase está mais ultrapassada ainda...
Os alunos deveriam ser preparados para a vida, deveríamos criar pensadores e não robos que só aprenderam a decorar matérias para passar de ano.
Penso que o ensino médio deveria ser dedicado a apenas questões da realidade sócio-política brasileira, além de muita filosófica e ética...
Mas parece que isso ficará apenas nos meus sonhos...

Copyright © 2009 Reunião das ideias maltrapilhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates