7

Escolher a profissão no vestibular!

Posted by Rander Ariel. on 6.9.09 in
Optar por uma carreira na hora de fazer o vestibular é, muitas vezes, um pesadelo na vida dos jovens.
Para ajudar na hora da decisão psicólogos, especialistas em orientação profissional e professores listaram dez conselhos que podem facilitar a escolha.

Confira as dicas:



1) Enumere seus interesses

O autoconhecimento é o primeiro passo citado pelos especialistas para uma boa escolha do curso universitário. Fazer uma lista com os próprios gostos e interesses pode ajudar a identificar em que área você quer (ou não quer de jeito nenhum) trabalhar.

Vale lembrar na lista a sua atividade preferida durante as aulas, os programas de TV favoritos, os filmes com os quais você se identifica, as situações que te deixam mais confortável, o que faz no tempo livre e os assuntos que mais gosta de discutir.

Qualquer característica que mostre como você é pode indicar o tipo de carreira na qual você mais se sentiria realizado.

2) Liste suas habilidades, mas não vire refém delas

Na hora de escolher uma profissão, o estudante deve levar em conta suas habilidades, que muitas vezes já apontam para uma determinada área. É comum encontrar artistas plásticos que já tinham facilidade para desenhar desde a infância, por exemplo.

Mas a decisão não pode ser baseada somente nisto. É necessário se informar sobre o mercado de trabalho e analisar, por exemplo, se a profissão ligada a suas habilidades pode atender ao que você espera para o futuro.

Além disso, seu “dom” também pode servir para complementar o trabalho em outra profissão, que se encaixe melhor nos seus planos.

3) Transforme a ansiedade em planejamento


Antes de iniciar uma carreira, o estudante deve ter consciência que não é possível conseguir tudo ao mesmo tempo. É preciso entender os passos necessários para atingir o objetivo final e não desanimar durante o processo.

A psicóloga Teresinha de Arruda, especialista em orientação profissional, diz que é preciso estar preparado para entrar na universidade.

- Não importa se você vai entrar neste ou no outro ano na faculdade. É preciso estar pronto. Se não dá para pagar o curso de inglês e o de redação ao mesmo tempo, faça uma coisa de cada vez, pensando na meta que será atingida a médio prazo.

4) Amenize a “tensão pré-vestibular”

Ignorar o nervosismo em ano de vestibular é quase impossível, mas é importante que o estudante tente manter atividades extracurriculares durante a época de estudos.

A psicóloga aconselha o jovem a não esquecer a própria vida em ano de vestibular.

- O vestibulando não está correndo da forca. Fazer atividade física e dormir adequadamente pode melhorar a qualidade dos estudos e também o desempenho nas provas.

5) Informe-se sobre as possíveis carreiras

Antes de optar por uma carreira, é importante colher o máximo de informações possíveis sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho. Vale compreender as diferenças que existem entre carreiras parecidas e também as possibilidades que cada área oferece.



O que faz o profissional? Quais são os campos de atuação? É possível se tornar proprietário de um negócio? É necessário fazer especialização depois da faculdade? Qual é a média salarial na profissão? Há trabalho para este profissional em cidades pequenas?

6) Converse com profissionais do mercado

Além de se informar sobre o mercado de trabalho, é válido que o estudante entre em contato com a realidade da área pretendida.

Fátima Trindade, presidente da Abop (Associação Brasileira de Orientação Profissional), diz que o estudante deve tentar conversar com profissionais para saber como é o mercado.

- O jovem pode visitar locais de trabalho para analisar melhor o universo da profissão. É esse estilo de vida que quero ter? Minha visão sobre a área não é fantasiosa? Se ele não se der bem, pode pesquisar outra coisa.

7) Evite a influência direta de parentes e amigos

É comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com o curso escolhido. Em grande parte destes casos, segundo especialistas, a decepção se dá porque a escolha da profissão não partiu diretamente do estudante.

A presidente da Abop afirma que o jovem tem de ser autor de sua decisão.

- Por imaturidade, muitos acabam terceirizando essa escolha para outras pessoas. Entram na faculdade e acabam se deparando com um contexto que não tem a ver com eles. Seguem pressões, vão pelos amigos ou optam pela profissão da moda. E em geral os fatores externos não se alinham com as características do aluno.

8) Assuma a responsabilidade por suas escolhas

A escolha de uma carreira deve ser feita com calma e consciência. O profissional que é infeliz no trabalho acaba rendendo menos do que poderia e, muitas vezes, construindo uma carreira mal-sucedida.

Para especialistas em orientação profissional, é fundamental que o jovem assuma a responsabilidade de refletir sobre si mesmo no momento da escolha.

Só o próprio estudante – levando em conta seus interesses e potencialidades – é capaz de julgar o que deseja para o futuro.

9) Comece a pensar na carreira durante o ensino médio

Com o grande número de carreiras e cursos oferecidos pelas faculdades, optar fica cada dia mais difícil. O ideal é que, cerca de dois anos antes do vestibular, o jovem já comece a pensar sobre o assunto.

Assim sobra tempo para “digerir” a nova situação e mudar de ideia se for necessário.

É importante que o colégio crie situações que ajudem o jovem a se definir, diz Fátima, que também coordena a orientação profissional do Colégio Franciscano Pio 12, de São Paulo.

- Por falta de experiência de vida, muitos jovens terminam o ensino médio ainda sem maturidade para fazer esta escolha.

10) Esqueça a pressa

A afobação pode ser um erro na hora de escolher a carreira. O candidato acaba perdendo tempo e dinheiro ao escolher um curso às pressas, sem ter refletido profundamente sobre o assunto.

O ideal, nestes casos, é testar antes sua afinidade com a área pretendida, mesmo que isso signifique adiar o vestibular. Vale mais fazer escolhas que durem e tragam satisfação.

'Rander Ariel'
Acordo ortográfico : Informe-se.

|

7 Comments


Uma escolha muda uma vida


eu ja escolhi a minha =D
mas nem lembro se usei uma desses conselhos, mas sao validos claro! tem mta gente, MUITA! que vai pelo que os pais querem, é osso.


A mim só falta os itens 5, 6 e 8. É realmente uma escolha a ser pensada com muita calma, mas nem sempre isso acontece, infelizmente. Assunto bem útil pra época (:


Poxa, legais tuas ideias!
Seu eu estivesse indeciso para escolher um curso, eu iria pela o teu post. :D

Muito bom o conteúdo do post. Por enquanto só li essa postagem!Parabéns pelo o template legal :D

_________________
http://blogdotoiim.blogspot.com/


Estou nesse dilema.Eu optei por comunicação social no vestibular (prestarei em Janeiro),mas há sempre uma dúvida.Eu gosto muito da área,mas dá aquele balanço...Será que é isso mesmo que quero fazer pelo resto da vida?


SERÁ QUE MUDA A VIDA?

Copyright © 2009 Reunião das ideias maltrapilhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates