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Acordo Ortográfico

Posted by Rander Ariel. on 17.8.09 in

Acordo Ortográfico

1º O Acordo.

O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.


Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita,não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma ofi cial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países. Como o documento oficial do Acordo não é claro em vários aspectos, elaboramos um roteiro com o que foi possível estabelecer objetivamente sobre as novas regras.
Esperamos que este guia sirva de orientação básica para aqueles que desejam resolver rapidamente suas dúvidas sobre as mudanças introduzidas na ortografia brasileira, sem preocupação com questões teóricas.


                  

Trema


Não se usa mais o trema (¨), sinal
colocado sobre a letra u para indicar
que ela deve ser pronunciada nos grupos
gue, gui, que, qui.
Como era Como fica
__________________
agüentar
aguentar
__________________
argüir
arguir
__________________
bilíngüe
bilíngue
__________________
cinqüenta
cinquenta
__________________
delinqüente
delinquente
__________________
eloqüente
eloquente
__________________
ensangüentado
ensanguentado
__________________
eqüestre
equestre
__________________
freqüente
frequente
__________________
lingüeta
lingueta
__________________
lingüiça
linguiça
__________________
qüinqüênio
quinquênio
__________________
sagüi
sagui
__________________
seqüência
sequência
__________________
seqüestro
sequestro
__________________
tranqüilo
tranquilo
_______________________
Atenção: o trema permanece apenas
nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.
Exemplos: Müller, mülleriano.


Mudanças no alfabeto
O alfabeto passa a ter 26 letras. 

______________________________
Foram reintroduzidas as letras k, w e y.
O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V WX Y Z
_______________________________
As letras k, w e y, que na verdade
não tinham desaparecido da maioria
dos dicionários da nossa língua,
são usadas em várias situações.
Por exemplo:


a) na escrita de símbolos de unidades
de medida: km (quilômetro), kg (quilograma),
W (watt);
_______________________________________
b) na escrita de palavras e nomes estrangeiros
(e seus derivados):


show, playboy, playground, windsurf, kung
fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka,
kafkiano.





Mudanças nas regras de acentuação1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
_____________________________________


Como era Como fica


alcalóide
alcaloide
____________
alcatéia
alcateia
____________
andróide
androide
____________
apóia (verbo apoiar)
apoia
____________
apóio (verbo apoiar)
apoio
____________
asteróide
asteroide
____________
bóia
boia
____________
celulóide
celuloide
____________
clarabóia
claraboia
____________
colméia
colmeia
____________
Coréia
Coreia
____________
debilóide
debiloide
____________
epopéia
epopeia
____________
estóico
estoico
____________
estréia
estreia
____________
estréio (verbo estrear)
estreio
____________
geléia
geleia
____________
heróico
heroico
____________
idéia
ideia
____________
jibóia
jiboia
____________
odisséia
odisseia
____________
paranóia
paranoia
____________
paranóico
paranoico
____________
platéia
plateia
____________
tramóia
tramoia
____________
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras.


oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis,
troféu, troféus.

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos
quando vierem depois de um ditongo.

Como era Como fica

baiúca
baiuca
____________
bocaiúva
bocaiuva
____________
cauíla
cauila
____________
feiúra
feiura
__________________

Atenção: se a palavra for oxítona e o  i ou o u estiverem em posição final (ou
seguidos de s), o acento permanece.
Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.


3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).


Como era Como fica


abençôo
abençoo
____________
crêem (verbo crer)
creem
____________
dêem (verbo dar)
deem
____________
dôo (verbo doar)
doo
____________
enjôo
enjoo
____________
lêem (verbo ler)
leem
____________
magôo (verbo magoar)
magoo
____________
perdôo (verbo perdoar)
perdoo
____________
povôo (verbo povoar)
povoo
____________
vêem (verbo ver)
veem
____________
vôos
voos
____________
zôo
zoo


4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.


Como era Como fica


Ele pára o carro.
Ele para o carro.
_______________
Ele foi ao pólo.
Ele foi ao polo.
_______________
Ele gosta de jogar pólo.
Ele gosta de jogar polo.
________________
Esse gato tem pêlos.
Esse gato tem pelos.
_________________
Comi uma pêra.
Comi uma pera.
_______________


Atenção:
• Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular.


Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
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• Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.


Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
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• Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.).


Exemplos: Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.
Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.
Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.
Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes.
Ele detém o poder. / Eles detêm o poder.
Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas.
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• É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.


5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.


6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc.


Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.
Veja:


a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas.


Exemplos:
• verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.
• verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delínquam.
______________________________________________


b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.


Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada
mais fortemente que as outras):


• verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas,
enxagua, enxaguam;
enxague,enxagues, enxaguem.


• verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem;
delinqua, delinquas, delinquam.
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Atenção: no Brasil, a pronúncia mais 'corrente' é a primeira, aquela com a e
i tônicos.
Fim da regras de acentuação.
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Uso do hífen


Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a compreensão dos , apresento um resumo das regras que orientam o uso do hífen com os prefixos mais comuns, assim como as novas orientações estabelecidas pelo Acordo.


As observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefi xos, como:


aero, agro, além, ante, anti, aquém, arqui, auto, circum, co, contra, eletro,
entre, ex, extra, geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini, multi, neo, pan, pluri, proto, pós, pré, pró, pseudo, retro, semi, sobre, sub,super, supra, tele, ultra, vice etc.


1. Com prefi xos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h.




Exemplos:


anti-higiênico
-
anti-histórico
-
co-herdeiro
-
macro-história
-
mini-hotel
-
proto-história
-
sobre-humano
-
super-homem
-
ultra-humano



Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).


2. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal
com que se inicia o segundo elemento.

Exemplos:

aeroespacial
-
agroindus trial
-
anteontem
-
antiaéreo
-
antieducativo
-
autoaprendizagem
-
autoescola
-
autoestrada
-
autoinstrução
-
coautor
-
coedição
-
extraescolar
-
infraestrutura
-
plurianual
-
semiaberto
-
semianalfabeto
-
semiesférico
-
semiopaco
-

E xceção:
o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo
quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.



3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de(r) ou (s). 

Exemplos:

anteprojeto
-
antipedagógico
-
auto peça
-
autoproteção
-
coprodução
-
geopolítica
-
microcomputador
-
pseudoprofessor
-
semicírculo
-
semideus
-
seminovo
-
ultramoderno
-

____ _____
Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen.

Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.


4. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento
começa por -r- ou -s-.


Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos:


antirrábico
-
antirracismo
-
antirreligioso
-
antirrugas
-
antissocial
-
biorritmo
-
contrarregra
-
contrassenso
-
cosseno
-
infrassom
-
microssistema
-
minissaia
-
multissecular
-
neorrealismo
-
neossimbolista
-
semirreta
-
ultrarresistente.
-
ultrassom


Sem exceções.


5. Quando o prefi xo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento
começar pela mesma vogal.


Exemplos:


anti-ibérico
_
anti-imperialista
_
anti-infl acionário
_
anti-infl amatório
_
auto-observação
_
contra-almirante
_
contra-atacar
_
contra-ataque
_
micro-ondas
_
micro-ônibus
_
semi-internato
_


6Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.


Exemplos:


hiper-requintado
-
inter-racial
-
inter-regional
-
sub-bibliotecário
-
super-racista
-
super-reacionário
-
super-resistente
-
super-romântico
-
____________________


Atenção:


• Nos demais casos não se usa o hífen.


Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção.


• Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r:
sub-região, sub-raça etc.


• Com os prefixos circum e pan, usase
o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal:
circum-navegação,pan-americano etc.


7. Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo
elemento começar por vogal.

Exemplos:

hiperacidez
-
hiperativo
-
interesc olar
-
interestadual
-
interestelar
-
interestudantil
-
superamigo
-
superaquecimento
-
supereconômico
-
superexigente
-
superinteressante
-
superotimismo
-


8. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se
sempre o hífen.


Exemplos:


além-mar
-
além-túmulo
-
aquém-mar
-
ex-aluno
-
ex-diretor
-
ex-hospedeiro
-
ex-prefeito
-
ex-presidente
-
pós-graduação
-
pré-história
-
pré-vestibular
-
pró-europeu
-
recém-casado
-
recém-nascido
-
sem-terra
-


9Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem
tupi-guarani: açu, guaçu e mirim.


Exemplos:


amoré-guaçu
-
anajá-mirim
-
capim-açu.


10Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares.




Exemplos:


ponte Rio-Niterói
-
eixo Rio-São Paulo.






11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.


Exemplos:


girassol
-
madressilva
-
mandachuva
-
paraquedas
-
paraquedista
-
pontapé


12. Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.


Exemplos:


Na cidade, conta-
-se que ele foi viajar.
-
O diretor recebeu os ex-
-alunos.


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