14

As Olimpíadas na visão estratégica de marketing e na visão social.

Posted by Rander Ariel. on 19.8.09 in ,

Visão Estratégica
Um evento destes é como promover a sua marca para mais de 4 bilhões de pessoas no mundo e faturando com patrocínio, fortalecimento da marca, imagem institucional, e com um evento destes é uma chance gigantesca de fazer melhorias ao RIO e ao resto do país, alavancando a economia através de novos investidores, melhorando a segurança pública investindo na educação etc.
Só na fase de campanha do Brasil em sediar as olimpíadas foram gastos em torno de 100 milhões de reais, e para colocar o projeto em prática está previsto um gasto de 29 bilhões de reais, podendo ter um aumento nos gastos.
O que está previsto para melhorar
1º Incentivo ao esporte olimpíco
2º Segurança pública
3º Aumento do Turismo
4º Geração de novos empregos
5º Imagem institucional do RIO
6º Investimento em empresas ligadas ao projeto.


Existem milhares de quesitos que poderão ser melhorados com as olimpíadas no Brasil, mas, cabe os organizadores seguirem sobretudo com HONESTIDADE e COMPROMETIMENTO o que foi previsto e proposto sem querer faturar em cima, sem querer pegar uma fatia etc.


Visão Social


 O que poderia ser Feito com o dinheiro
1º Investimento na Educação ( Segundo o Senador Cristovam o Brasil investe em olimpíadas, copa do Mundo, Pan e não investe como devia na EDUCAÇÂO)
2º Incentivo a pequenas empresas;;
3º Melhoria da Saúde;
4º Saneamento Básico;
5º Geração em empregos;
6º Diminuição da criminalidade com projetos sociais ou investimento em seguraçã pública

e mais um milhão de fatores que poderiam ser citados aqui.

Alguém já parou para pensar sobre o

Investimento Olimpíadas x Retorno
Investimento Educação x Retorno ?


A Base da sociedade se dá através de uma educação de qualidade de condições humanas de moradia, se vivência com segurança, enfim, o Brasil caminha a passos lentos perante isso, o que me deixa triste é que o Povo Brasileiro pula de felicidade com as olimpíadas vibra, canta, mas esquecem dos problemas sociais que enfrentam e ultimamente podemos  perceber a guerra civil que está acontecendo lá. Ou Seja, existem prioridades no investimento do Dinheiro Público.



O Rio de Janeiro faturou as Olimpíadas. Parabéns aos vendedores que tiraram o pedido do peixe. O país agora vai investir bilhões de reais em um negócio que não vai resolver o problema de infra-estrutura desse país. As Olimpíadas não resolve o problema de educação, tecnologia, saúde, cidadania etc; o único problema que as Olimpíadas resolve é o problema da popularidade do lula.
Nesse momento milhares de miseráveis desse país estão bebendo todas, e se achando patriotas prá caramba porque o país faturou as Olimpíadas. Infelizmente o povinho brasileiro ainda carrega o sangue escravo nas veias. O cara prefere ter ligação direta com o "doutor" do que ser trabalhar e craniar para ser um doutor.
Se você olhar para a vitória do Rio de Janeiro com os olhos de um capitalista selvagem, as Olimpíadas serão uma excelente oportunidade para faturar. As construtoras desse país vão faturar horrores. Os vendedores de brindes, cerveja, os publicitários, os bancos etc vão crescer adoidado com as Olimpíadas. O mais do mesmo vai ganhar com os jogos olímpicos como nunca. Bilhões serão desviados da solução dos problemas.

Segundo dizem as pesquisas, em 2016 seremos a 5a potência do mundo. Eu espero apenas que sejamos a 5a potência em número leitos hospitalares, médicos de incrível qualidade, quantidade absurda de excelentes professores produtores de conteúdo, taxa incrivelmente baixa de todos os tipos de violência, taxa incrivelmente baixa de processos trabalhistas, taxa incrivelmente alta de saneamento nas 500 maiores cidades do país.

O governo do lula com a bolsa família, panamericano (sucateado), copa do mundo, olimpíadas servem apenas para perpetuar a cultura do "sou amigo do doutor lula" e em NADA ajuda a criação de um país empreendedor, inovador e cidadão.

O XGames, a NBA, a MLB, a UEFA, os Jogos de Inverno,e o VideoGame são muito mais relevantes do que as Olimpíadas. As Olímpiadas nada mais são do que o momento maior para a Coca-Cola, McDonalds, as cervejarias do mundo e os bancos perpetuarem suas marcas na cabeça de milhões de pessoas.

Pré Sal, outro grande "'achado" desse governo obsoleto, é outra tacada "bacana" que a longo prazo vai destruir o planeta, causar Tsunamis sei lá onde, e em nada contribui para limpar o ambiente.

Ao invés de investir em energia solar (o Brasil deveria ser o primeiro país do mundo nessa matéria), ou energia heólica (o Brasil deveria ser o primeiro país do mndo nessa matéria), ou álcool, vamos de petróleo.

As Olímpiadas é a oportunidade que o lula metalúrgico do ABC encontrou para se vingar das pessoas que tem olhos azuis e cabelos louros (como ele mesmo se refere aos cidadãos do primeiro mundo).

Como um pobre resentido que ele é, imagino o que ele está pensando nesse momento a bordo do lulamóvel: "Nós demos uma lição nos ricos, agora eles vão ver o que pobre também é tão bom quanto eles".

Dureza... ao invés de encontrar o seu lugar no planeta, e INOVAR de verdade, lula e sua trupe se acham o máximo ao promover um evento obsoleto como as Olímpiadas.

Eu quero ver o meu dinheiro sendo usado na construção de Escolas, Saúde, Formento do Empreendedorismo Inovador e Tecnologia.

Eu estou falando aqui de uma questão de prioridade, de foco, de bom senso.

NENHUMA CIDADE BRASILEIRA, nem mesmo São Paulo, tem 100% saneamento básico. E NÃO EXISTE NENHUM PLANO do governo do molusco para ZERAR esse problema. NÃO EXISTE NENHUM PLANO do governo do molusco para ZERAR o problema da educação brasileira. NÃO EXISTE NENHUM PLANO DO MOLUSCO para ZERAR a violência no país. NENHUM NENHUM NENHUM.




O que acham errado

O Brasil não tem um histórico público dos mais honestos. O presidente do Senado brasileiro é o Sarney, que oferece emprego para o namorado da filha, sem contar coisas como o mensalão, a operação Satiagraha, os cartões corporativos e mais uma infinidade de sujeiras na vida pública brasileira, deste governo e de todos os anteriores.

Assim, fica fácil associar qualquer coisa que envolva dinheiro público com corrupção. Pra muita gente as Olimpíadas significam um motivo para pensar nos políticos brasileiros passando a mão em boa parte dos bilhões de reais destinados para as obras dos Jogos. Um recente evento pode motivar tal ideia.
Em 2007, a previsão de gastos com os Jogos Pan-Americanos no Brasil, em verbas federais, era de 95 milhões de reais. No total, foram gastos 1,8 bilhão de reais. Até hoje, há denúncias de superfaturamento, irregularidades em licitações, equipamento comprados sem necessidade e uma série de outras coisas não resolvidas.

Dá pra pensar ainda que não vamos cumprir com os prazos e necessidades mínimas dos jogos. Vem aí o jeitinho brasileiro em sua pior fase.Podemos acrescentar até mesmo o problema da violência no Rio de Janeiro. Como fazer os jogos numa cidade com um problema desses?
E os outros problemas do Brasil? Saúde, educação, moradia, transporte... Em vez de resolvermos esses problemas vamos investir tudo isso nas Olimpíadas?


O lado positivo



O fato é que uma Olimpiada pode mudar um país para melhor. Não vai resolver todos os problemas dos brasileiros, mas pode dar uma força pra que algumas coisas melhorem por aqui.
O Turismo vai crescer. Com base no que aconteceu em Sidney, no ano 2000, a espera é de que os jogos aumentem o número de turistas em 15% no ano anterior à Olímpiada. A média de crescimento do turismo é de 1% a 2% ao ano.
O investimento em esportes aumenta em todo o Brasil, e com investimento na preparação dos atletas para representar o país. Melhorando o esporte, a qualidade de vida de muita gente pode melhorar, com mudanças na saúde e na educação de toda uma geração.


A economia de um país melhora e muito com uma Olímpiada. De acordo com estudo da FIA, serão investidos 30 bilhões de reais na economia em obras e na organização da economia. A previsão é de que o impacto na economia gere retorno de até 102 bilhões de reais, até 2027. Isso gera reflexos para a construção civil, informática, comunicação, setor de serviços e transportes.
Milhares de empregos vão ser criados, alguns vários temporários, outros vários que vão ficar pra sempre. A previsão é de que por causa dos Jogos possam ser criados 120 mil empregos por ano daqui até 2016 e mais 130 mil por ano nos dez anos seguintes.


Um ponto de vista sobre as duas opiniões

 
A opinião deste que vos bloga é que os dois pontos de vista fazem todo o sentido. O Brasil tem uma série de erros em sua história, os Jogos podem ser mais um no meio de tantos... Ao mesmo tempo, tal evento pode mudar o Brasil, e muito, para melhor.

De qualquer modo, vai ser aqui e pronto, não tem como voltar atrás. Mesmo vendo o lado realista da história, cabe a cada um ajudar no que pode para fazer com que isso saia do papel. Não adianta ficar torcendo contra e ver o fracasso acontecer.
É a mesma coisa que ir contra o presidente, o governador ou o prefeito, só porque é de outro partido. Você pode não gostar do outro partido, mas o cara é o seu presidente, não é melhor que ele faça o melhor para o país, não importando de qual partido ele seja?

Mas o trabalho precisa começar, e logo, e já! Só com MUITO trabalho o Brasil vai realizar uma bela olimpiada, fazendo com que os que pensam positivo desde agora, sempre tivessem razão do que estavam dizendo. Ao mesmo tempo, os que pensam negativo vão ter de aceitar que o Brasil fez algo totalmente excelente, com mudanças e melhores muito positivas para a sociedade.
O Mais engraçado é enquanto o país comemora a grande conquista de ser sede dos jogos olímpicos sobretudo o Rio de janeiro, a cidade vive de fato problemas sociais e econômicos, e sem dúvida de primeira importância ao contrario de sediar jogos olímpicos.
A mídia nos empurra essa ladainha de grandiosidade que é sediar os jogos olímpicos mas não expõe de fato os problemas que a cidade enfrenta.
E desde o inicio vem acontecendo Brigas entre os ministérios do esporte e outros com o comitê olímpico brasileiro, pelo simples motivo de divergências de idéias e plano de gastos.




Eu como públicitário sei da grandiosidade que será as olimpíadas em relação a poder de marca, faturamento, patrocinios, merchandising, visibilidade etc. Mas, como cidadão me tende o lado social que é a indignação da falta de compromisso dos governantes Brasileiro com o POVO, eu queria muito mais ver o dinheiro investido em questões sociais, do que em um evento esportivo que nada mais faz do que alimentar o ego dos governantes.
Mas é muita hipocrisia também, o Brasil fazer festa em sediar os JOGOS sendo que ele nem investe nos atletas olimpícos, aqueles que treinam em canavial, de baixo da ponte, garagens, na lavoura etc.


Duas perguntas, se de fato não houvesse as olimpíadas a captação de recursos financeiros e o investimento seria aplicado em alguma questão social?
E Se todo o dinheiro prometido para as olimpíadas vão ser aplicados nas olimpíadas de fato?

" Rander Ariel "



hits

|

14 Comments


Foi muito bom ver o Brasil lutar como lutou para que as olimpíadas fosse no Brasil.
Mais eu queria ver lutar para acabar com a corrupção na política, com a fome, desemprego,desigualdade social e porai vai.


Olimpíadas no Brasil é a maior furada de todos os tempos....Vão secar os cofres públicos,sem contar que na muvuca que é o rio de janeiro não duvido nada se ateh mesmo sequestrarem o michael phelps...

http://cafeholandes.blogspot.com/


No meu ponto de vista, por enquanto concordo com o Bruno. Foi bom ver o Brasil lutando, brigando pra sediar, mas que o Rio não tem condições (ainda) é verdade.

http://blogdossub15.blogspot.com/


cara isso ae vão fica até 2016 discutindo e debatendo e blá blá blá sobre essa merda toda...


Mesmo com os roubos a dar com pau, óbviamente saíremos lucrando. Mas por não ser adepto do "Rouba mas faz" não gostaria nem de Copa nem de Olímpiadas em nosso país.

abç
Pobre Esponja


Bom, eu gostei de saber que as olimpíadas virão para cá. Muitas pessoas só encontram dificuldades, mas eu vejo que a palavra mágina é oportunidade pois, vejo que há crescimento vindo. É claro que não estamos preparados para receber esse evento, ainda não. Mas estaremos, aliás, temos alguns anos para estar. É como amadurecer precocemente, por uma necessidade mesmo. E quem duvida de que não conseguiremos? Tá, muitos. Mas acredito que dará tudo certo.
O único medo é o desvio do dinheiro, porque é uma quantidade tão grande e sabemos que com os nossos políticos agindo da forma que estão agindo, ficará difícil fazer um evento de grande porte e qualidade.
É isso aí!
Bom final de semana!^^


Quando eu vi a coemoração pelo Rio de Janeiro ter sido escolhido, senti nojo. O Brasil não vai pra frente porque o povo brasileiro só faz festa e revoluções para coisas banais!


É, vamos aguardar e torcer pra que, realmente tenhamos benefícios que compitam com os gastos... o que eu acho bem difícil vindo de Brasil né...
e, como foi falado aí, é isso mesmo, o povo só vê o lado ufanista, o lado do ego, Lula virou um Deus pra alguns, ninguém percebe que ele poderia ter tentado levantar esses esforços e todo esse dinheiro pra educação, saúde, moradia, emprego... é lamentável, mas é torcer pra que isso dê o melhor resultado possível, afinal, caso contrário os maiores prejudicados seremos nós...


Eu realmente espero que a copa e as olimpíadas sejam um sucesso e que até lá seja possível deixar tudo perfeito, mas tenho a minha total desconfiança quando a competência dos caras do poder.
Resolver os problemas sociais seria ótimo, melhorar educação, gerar empregos e tudo mais, mas espero que esses eventos tragam uma melhora para esse país no qual eu já estou perdendo as esperanças.


AS DUAS VISÕES TEM FUNDAMENTOS...


Principalmente segurança pública tem que melhorra muito.


PRECISA SER MUITO BEM TRABALHO PRA NÃO DÁ MERDA.


Putz, o Senador Cristóvão Buarque falou tudo.
.
Sim, todos esses eventos esportivos serão importantes para o país, mas o estado não deve achar que somente isso vai dar novos ares ao Brasil.

Como o Senador disse: tem dinehiro pra tudo, mas pra educação, não.
Abraços.


Bem completo o seu texto! Eu penso que as Olimpiadas só virão para desenvolvimento do país. Sem dúvida os problemas sociais que citou serão atendidos com os investimentos previstos pelas olimpiadas. Empregos e Infraestrutura virão em um volume nunca visto antes.
Não vem ao caso citar o atual governo já que em seu mandato que está no fim não foi possível trabalhar todos os problemas que já perduram por séculos. O proximo governo sem dúvida será mais responsável pelo sucesso desse evento que o atual que vendeu muito bem a imagem do país e conquistou essa vitória mundial que nos coloca a vista de 6 bilhões humanos.

Copyright © 2009 Reunião das ideias maltrapilhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates