1

O Poder da música para os deficientes auditivos

Posted by Rander Ariel. on 20.8.09 in

O Stress dos deficientes auditivos
Para alguns pode parecer impossível, mas os surdos são capazes de sentir vibrações musicais e de perceber a intensidade do som. Isso graças à musicoterapia - tratamento auxiliar tido como uma das principais formas de ensinar o deficiente auditivo a lidar com as questões sonoras.
”A fonoterapia é fundamental, mas a musicoterapia é uma excelente opção coadjuvante. Ela melhora o desenvolvimento da linguagem e o ritmo da voz. E é uma ótima forma de aumentar a auto-estima do surdo”, diz Paulo Porto, otorrinolaringologista e coordenador do serviço de implantes cocleares do HC da Unicamp.
Apesar dos efeitos positivos na reabilitação auditiva, a musicoterapia para surdos ainda está “engatinhando” no país porque há poucos profissionais capacitados. O Instituto Nacional de Educação de Surdos, por exemplo, vinculado ao Ministério da Educação, suspendeu o programa de musicoterapia porque os professores especializados se aposentaram.
“Ainda há um certo receio das pessoas em trabalhar a surdez por meio da música. A idéia da musicoterapia é ensinar o surdo a se expressar por meio do som”, disse o músico profissional Armando Fernandes Bugalho Filho.
Bugalho acompanhou os efeitos da música em pacientes surdos que foram monitorados por eletrodos e eletroencefalograma. “Tocamos os instrumentos sem que os pacientes vissem os aparelhos. O cérebro registrou o estímulo sonoro de acordo com a intensidade do som, assim como ocorre com pessoas que ouvem normalmente”, explicou.
Para Bugalho, a confirmação da atividade cerebral nos surdos foi fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias de atuação entre o musicoterapeuta e o surdo. “Além de ser eficiente, a música eleva a auto-estima e faz com que o deficiente auditivo perca o medo de se expressar.”
A musicoterapeuta Cristiane Amorosino, professora da FMU e especialista em surdez, diz que a música também faz com que os surdos aprendam a perceber o próprio corpo. “Eles aprendem a identificar o som do batimento cardíaco, por exemplo.” Além disso, o deficiente auditivo aprende a distinguir a intensidade, a freqüência e os timbres.
Cristiane exemplifica: “Como tem dificuldade para se expressar, o surdo chega a ter episódios de grito por causa da falta de controle e percepção.
A musicoterapia ensina o surdo a entender as intensidades. Com isso, é possível melhorar a comunicação”.

" Rander Ariel "

|

Copyright © 2009 Reunião das ideias maltrapilhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates