0

Recém-nascidos são sensíveis à harmonia das notas musicais

Posted by Rander Ariel. on 26.6.09 in
Os recém-nascidos são sensíveis à harmonia das notas musicais e são capazes de reconhecer as dissonâncias e mudanças de tom já nos primeiros dias de vida, segundo um estudo da Universidade Vita-Salute del San Raffaele de Milão.

Os autores do estudo, publicado nesta terça-feira na revista científica norte-americana Pnas, apresentaram três trechos de músicas de 21 segundos de duração a 18 recém-nascidos: o primeiro era um trecho para piano, o segundo era o mesmo trecho, mas com algumas notas com um tom acima, e o terceiro era totalmente dissonante.

Enquanto os bebês ouviam os trechos, seus cérebros foram submetidos a uma ressonância magnética que permitiu verificar quais partes do cérebro são ativadas durante o tratamento das informações.

Resultado: em todos os bebês, o hemisfério direito do cérebro foi ativado, em particular as mesmas zonas que são ativadas durante a apresentação de trechos de músicas para adultos.

Durante a execução dos trechos modificados, a ativação do hemisfério direito foi mais fraca, enquanto que uma zona do hemisfério esquerdo foi ativada.

"Esses resultados mostram que o cérebro dos recém-nascidos apresenta capacidades de percepção da música desde as primeiras horas após o nascimento", consideram os pesquisadores. "Além disso, eles já estão aptos a reconhecer as dissonâncias e as mudanças de tom".

Esta pesquisa poderá contribuir para determinar se a percepção da música é inata ou fruto do ambiente, de acordo com os autores do estudo.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2010/02/23/recem-nascidos-sao-sensiveis-a-harmonia-das-notas-musicais.jhtm

|

Copyright © 2009 Reunião das ideias maltrapilhas All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates